Medicina Geral de Adultos 2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tratamento da Foliculite

Ir para baixo

Tratamento da Foliculite Empty Tratamento da Foliculite

Mensagem  mairalmf Qui Fev 21, 2013 6:36 pm

Não há ensaios clínicos randomizados para o tratamento da foliculite. As lesões geralmente se resolvem espontaneamente, com ou sem a drenagem. Se desejado, compressas de água morna podem ser aplicadas no local até 3 vezes ao dia. Depilação ou barbear o local devem ser evitados.
Na maioria dos casos a foliculite é causada por Pseudomonas aeruginosa e é auto-limitada, não requerendo terapêutica específica, apenas deve-se evitar a exposição a uma fonte de água contaminada.
Se as lesões persistirem, agentes tópicos, como a mupirocina, podem ser usados quando se supõe que a infecção é causada por S.aureus, sabendo-se que este agente não tem ação contra Pseudomonas. Antifúngicos tópicos podem ser usados em caso de foliculite causada por fungos.
Antibióticos sistêmicos não devem ser usados rotineiramente para o tratamento da foliculite, já que ela geralmente se resolve por si só.

Resumo:
A foliculite é um infecção bacteriana superficial localizada no folículo piloso com material purulento na epiderme. Se manifesta por lesões eritematosas, pruriginosas, pequenas e elevadas com menos de 5 mm de diâmetro.
Os mais importantes patógenos são S. aureus, P. aeruginosa, e Candida spp.
A foliculite normalmente se resolve por si própria ou com compressas mornas (com salina ou água). Se as lesões persistirem pode ser usado a mupirocina que tem ação contra S.aureus.

Referência:
Larry M Baddour, MD, FIDSA. Folliculitis. Official Topic from UpToDate®. This topic last updated: Dec 16, 2010.

mairalmf

Mensagens : 11
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos